Apesar das aproximações políticas e econômicas entre o México e o Brasil, o país norte-americano não tem perspectivas de se tornar operador do KC-390 Millenium, fabricado pela Embraer. A Fuerza Aérea Mexicana anunciou a compra de seu primeiro Lockheed Martin C-130J, fabricado nos Estados Unidos. O europeu Airbus A400M Atlas também estava na disputa informal, já que não houve uma concorrência formalmente aberta.
De acordo com o anúncio, a única aeronave adquirida está prevista para 2028. Será do modelo C-130J-30, versão com a fuselagem alongada em 4,6 metros. Ainda que seja a variante mais moderna do C-130, seu primeiro voo ocorreu em 5 de abril de 1996, há quase 30 anos. Há uma real diferença geracional para outras opções mais modernas no mercado, mais notadamente o A400M e o KC-390.
Apesar de estar entre as 20 maiores economias do mundo e possuir o 13º maior território entre países, o México possui uma força aérea que pode ser classificada como modesta. Há, atualmente, só dois C-130 Hércules em serviço, ambos comprados de segunda mão, das versões E e K, além de um L-100, versão criada para o mercado civil. Além disso, o país conta com seis Airbus C-295 e quatro C-27J Spartan, estes últimos com semelhanças frente ao futuro C-130J.
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