AVIAÇÃO MILITAR & DEFESA

China estuda novo conceito para aeronave de carga

A ideia de um avião com formato diferenciado, com junção das asas com a fuselagem central, pode ser aproveitada no futuro para aeronaves de carga. É o que mostra a concepção artística de um possível novo cargueiro da China.

Conforme os estudos iniciais, a aeronave poderá decolar com 120 toneladas de carga e voar a ate 6.500 quilômetros de distância. O C-5 Galaxy leva até 127,4t, porém, com esse peso, só vai a até 4.260 km. Já o An-124 Ruslan vai a 11.500 km, porém, com 40t, ou 3.700 km com 120t.

Mais que peso, a diferença principal ficará em termos do espaço do compartimento de carga, que pode chegar a 170 metros quadrados, com altura de 5 metros e comprimento de 21 metros. O embarque de tropas, blindados, mísseis e pallests ficará facilitado.

A concepção do novo projeto da China prevê a junção das asas com a fuselagem central, com aposta em ganhos aerodinâmicos. Os quatro motores sob as asas têm um perfil tradicional. Na parte traseira, porém, chama a atenção o formato em V dos lemes. A estabilidade é complementado por dois grandes winglets. Uma das apostas também é ser mais rápido que os cargueiros da atualidade.

VEJA TAMBÉM:

NOVA EDIÇÃO DA ASAS

Carrinho