AVIAÇÃO MILITAR & DEFESA

Rússia assusta com nova fase de ataque com drones

A Ucrânia ganhou mais uma preocupação para a sua defesa. Nesta semana, o conselho da cidade de Kramatorsk confirmou ter sofrido um ataque com um drone do tipo controlado por fibra óptica. Foi a primeira vez que um ataque de precisão como este ocorreu em uma grande cidade.

Estes drones apresentam capacidade de atacar com mais precisão e são imunes aos tradicionais equipamentos antidrones. Isto porque, ao invés de serem controlados por rádio, contam com um longo fio de fibra óptica. Isso também significa não ser afetado por obstáculos que poderiam interromper o sinal, como elevações no terreno ou prédios.

Na prática, um ataque com drone guiado por fibra ótica a uma cidade que deve ter, hoje, cerca de 100 mil habitantes, mostra que a Rússia tem avançado cada vez mais com a tecnologia. A cidade está a mais de 20 km das áreas de conflito.

De acordo com as autoridades ucranianas, ninguém se feriu no ataque, havendo apenas danos a um automóvel. Porém, o impacto na segurança das cidades ucranianas pode mudar a disposição de forças nos combates.

VEJA TAMBÉM:

NOVA EDIÇÃO DA ASAS

Carrinho