A capital maranhense vai contar, pela primeira vez, com um voo regular entre o Aeroporto de São Luís (MA) e o Aeroporto de Congonhas (SP), um dos terminais mais movimentados e estratégicos do país. Operada pela Latam Airlines, a nova rota inicia no dia 27 de outubro e está entre as sete novas conexões anunciadas pela Motiva Aeroportos para este ano, ampliando a conectividade entre diferentes cidades brasileiras.
Com estimativa de 176 assentos por voo, a novidade representa um marco para os ludovicenses, que agora passam a contar com rotas regulares para os três principais aeroportos de São Paulo: Congonhas, Guarulhos, ambos na capital paulista, e Viracopos, em Campinas, ganhando mais agilidade, comodidade e acesso direto ao principal centro econômico do Brasil. Já os paulistanos, passam a ter uma nova opção para o turismo de negócio ou lazer, junto a uma cidade que une história única e cultura vibrante, como São Luís.
“Essa é uma conquista importante porque reduz o tempo de deslocamento e oferece mais comodidade ao passageiro. A conectividade entre São Luís e Congonhas fortalece a integração entre duas importantes cidades do país e abre novas possibilidades para o turismo, comércio e negócios”, destaca Marcelo Angelim, gerente do Aeroporto de São Luís.
Turismo em ascensão
O Aeroporto de São Luís encerrou o primeiro semestre de 2025 com resultados positivos na movimentação de passageiros. Entre janeiro e junho deste ano, passaram pelo terminal 821.061 viajantes, o que representa um crescimento de 9,22% em relação ao mesmo período de 2024, quando o aeroporto contabilizou 751.757 embarques e desembarques. Já no mês de julho, foi registrado um marco histórico com 202 mil passageiros entre embarques e desembarques, um crescimento de 21% em relação ao mesmo período do ano passado, quando cerca de 168 mil pessoas circularam pelo aeroporto.











É lindo ver que São Luís finalmente ganha uma conexão direta com o coração pulsante do Brasil, o Aeroporto de Congonhas! Será que agora os passageiros terão que lidar com a velocidade da luz (ou pelo menos da Latam) e a poluição da capital paulista, além de pagar caro pelo agilidade oferecida? Um marco, indeed! Mas e se a conectividade não for suficiente para convencer os turistas a trocar o calor de São Luís pelo estresse de Congonhas? Acho que a história da aviação brasileira continua divertida: sempre buscando mais voos, mais passageiros, e talvez, um pouco mais de… calma? 😉