AVIAÇÃO MILITAR & DEFESA

Forças Armadas vão debater uso de aeronaves contra incêndios florestais

Com o auxílio de aviões, brigadistas do Prevfogo/Ibama combatem incêndios florestais no Pantanal. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Escola Superior de Defesa (ESD), vinculada ao Ministério da Defesa (MD), realizará o 1º Simpósio Internacional de Combate a Incêndios Florestais com Emprego do Poder Aeroespacial (Aerofire), nos dias 18 e 19 de novembro. Na ocasião, estarão reunidos especialistas nacionais e internacionais para debater estratégias inovadoras no enfrentamento aos incêndios florestais. O evento será presencial, com vagas limitadas e transmissão on-line.

A iniciativa contará com representantes das Forças Armadas, Corpo de Bombeiros, gestores públicos, organizações não governamentais, pesquisadores e representantes da iniciativa privada. O objetivo é promover a troca de conhecimentos, fortalecer ações de prevenção, monitoramento e combate aos incêndios, além de apresentar tecnologias emergentes e soluções estratégicas.

KC-390 em testes do sistema de combate a incêndio. Foto: Embraer

A programação inclui palestras, apresentação de cases de sucesso e exposição de equipamentos e tecnologias voltadas ao enfrentamento ao fogo. Entre os temas abordados, estão: detecção e combate com uso de novas tecnologias; políticas públicas e cooperação internacional; capacitação de brigadas e forças de resposta; impactos ambientais e recuperação de áreas afetadas; monitoramento com drones e inteligência  artificial; e coordenação e apoio logístico entre instituições.

Entre os convidados do Poder Executivo estão representantes do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo), do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) e da Rede MapBiomas. Também participarão empresas fabricantes de aeronaves de combate a incêndios.

Helicóptero da PM de São Paulo durante operação contra incêndio. Foto: Sandro Souza

O Simpósio conta com parcerias do Instituto de Relações Internacionais da Universidade de Brasília (UnB), do Programa de Pós-Graduação em Ciências Aeroespaciais, do Centro de Estudos Estratégicos da Universidade da Força Aérea (Unifa) e da Junta Interamericana de Defesa (JID).

VEJA TAMBÉM:

Sobre o autor

Humberto Leite

Comentar

Clique aqui para comentar

NOVA EDIÇÃO DA ASAS!

Carrinho