AVIAÇÃO MILITAR & DEFESA

Brasil transfere helicópteros para Uruguai e Paraguai

Dois helicópteros Bell 412 da Polícia Federal serão doados para as forças armadas do Paraguai e dois Bell IH-6B Jet Ranger III da Marinha do Brasil serão transferidos para as forças armadas do Uruguai. As medidas do Governo Federal, com objetivos diplomáticos, foram aprovadas pelo Congresso Nacional, em forma das leis 15.341 e 15.338.

Além disso, o Brasil doará ao Paraguai seis Viaturas Blindadas de Combate Obuseiro Autopropulsado (Bccoap) M108 e uma passadeira flutuante de alumínio, espécie de ponte que pode ser montada sobre rios e outros cursos d´água. Os materiais, neste caso, são do Exército.

O Brasil doará os equipamentos no seu atual estado de conservação, porém, haverá custos para transporte do material do Exército. Esta prática não é fora do comum: em 2018, por exemplo, foram doados quatro helicópteros UH-1H para Honduras. Já o Uruguai também já recebeu um helicóptero UH-13 Esquilo biturbina.

Bell 412 da Polícia Federal

As doações, em geral, envolvem a transferência de material militar já em desuso nos países de origem. No Brasil, por exemplo, os IH-6B estão em fase de substituição pelos novos IH-18 Esquilo, bem mais modernos. Essas aeronaves são utilizadas na formação de novos aviadores navais, podendo receber armamentos leves.

Há, igualmente, a prática de doações atreladas a compras, ainda que não formalmente. Em geral, aeronaves mais modernas, são negociadas enquanto há tratativas de doações de modelos mais antigos. Paraguai e Uruguai, por exemplo, fizeram compras de aviões A-29 Super Tucano.

(Com informações da Agência Brasil)

VEJA TAMBÉM:

Sobre o autor

Humberto Leite

Comentar

Clique aqui para comentar

ATENÇÃO!

NOVA EDIÇÃO DA ASAS!

Carrinho