AVIAÇÃO MILITAR & DEFESA

SkyCourier conquista primeiro cliente na área de defesa

Cessna SkCourier. Foto: H. Michael Miley

Turboélice forte, capaz de pousar em pistas curtas não preparadas, com asa alta e peso máximo de decolagem de 8,6 toneladas. Com essas características, o Cessna 408 SkyCourier, desenvolvido para atender às necessidades da FedEx, logo passou a ser visto como opção para forças militares e de segurança pública. E o primeiro negócio foi anunciado: a Jamaica Defence Force Air Wing vai comprar duas unidades para missões utilitárias e para apoio à vigilância marítima.

A aquisição ocorre por meio do programa Foreign Military Sales. Não foram divulgados valores nem prazos de entregas, porém, a venda vai significar um salto significativo nas capacidades operacionais, uma vez que as forças de defesa jamaicanas contam hoje com um único Super King Air, voltado prioritariamente para tarefas de patrulha marítima.

O SkyCourier voou pela primeira vez em 17 de maio de 2020 e, até agora, já havia conquistado vendas para pequenas empresas de transporte aéreo regional dos Estados Unidos e Canadá, operando em lugares como Havaí, Alasca e Alberta. A aeronave tem capacidade de operar 2.722 kg de carga ou até 19 passageiros. A decolagem pode ocorrer em pistas de 1.116 metros. O alcance vai a 1.700 km e a velocidade de cruzeiro fica em 390 km/h.

VEJA TAMBÉM:

Sobre o autor

Humberto Leite

Comentar

Clique aqui para comentar

ATENÇÃO!

NOVA EDIÇÃO DA ASAS!

Carrinho