AVIAÇÃO COMERCIAL & PRIVADA AVIAÇÃO MILITAR & DEFESA

KC-390 terá destaque em show aéreo em Singapura

KC-390 de Portugal. Foto: Força Aérea Portuguesa

O KC-390 será uma das atrações da 10ª edição do Singapore Airshow, que acontece de 3 a 8 de fevereiro. A aeronave ficará em exposição estática, junto ao modelo comercial E195-E2. Ambos são fabricados pela Embraer.

A empresa brasileira tem ampliado seu foco na Ásia. A companhia aérea Scoot, de Singapura, voa jatos E190-E2 desde novembro do ano passado. Ao mesmo tempo, o país do sudeste asiático recebeu o primeiro simulador completo de voo (FFS) para os E-Jets E2 na Ásia-Pacífico.

Na área militar, destaque para o Acordo de Cooperação Estratégica com a Mahindra Group para avançar com a proposta do C-390 Millennium para o programa de Aeronaves de Transporte Médio (MTA), da Força Aérea Indiana. Já na Coreia do Sul foi firmado um Memorando de Entendimento com o programa de aquisição de defesa.

Embraer 195-E2. Foto: Matti Blume

“A dinâmica da região Ásia-Pacífico é um dos vetores de crescimento da Embraer e vemos diversas oportunidades nas áreas aeroespacial e de defesa”, disse Francisco Gomes Neto, presidente e CEO da Embraer. “As companhias aéreas da região Ásia-Pacífico valorizam cada vez mais os E-Jets E2 como um ativo estratégico para fortalecer a conectividade em toda a região. Ao mesmo tempo, vemos um forte potencial para o KC-390 Millennium que ganha espaço globalmente, comprovando sua capacidade multimissão, confiabilidade e eficiência.”

A Eve Air Mobility, do grupo Embraer, também estará presente no evento. Em dezembro de 2025, a Eve concluiu o primeiro voo de seu protótipo eVTOL não tripulado em escala real nas instalações da Embraer, marcando o início de sua campanha de testes de voo e validação da integração de sistemas-chave, incluindo a arquitetura fly-by-wire de quinta geração e rotores de sustentação de passo fixo. As operações de teste continuarão ao longo de 2026, expandindo progressivamente o envelope de voo à medida que a aeronave transita para novas fases de desenvolvimento.

A Embraer está presente na Ásia-Pacífico há quase cinco décadas, desde que a primeira aeronave Bandeirante iniciou operação na região em 1978. Singapura serve como centro das operações da Embraer na Ásia-Pacífico, incluindo um Centro de Distribuição Regional que abriga mais de US$ 100 milhões em peças e um simulador de E2 que fornece treinamento para pilotos de companhias aéreas em toda a região. A Embraer também conta com um escritório em Pequim, na China, e um recém-inaugurado em Nova Déli, na Índia.

LEIA TAMBÉM:

KC-390 made in Índia: Brasil avança para ampliar cooperação

Portugal começa a ter protagonismo nas exportações do KC-390

Embraer destaca velocidade de entrega dos novos E2

Voa primeiro “carro voador” de empresa da Embraer

EUA terá nova unidade da Embraer

Sobre o autor

Redação

Comentar

Clique aqui para comentar

ATENÇÃO!

NOVA EDIÇÃO DA ASAS!

Carrinho