A Elyx Vertiportos, empresa do grupo IGE2A, holding de infraestrutura, mobilidade e energia, anunciou em dezembro a formalização de acordo com a Arton Advisors, empresa de soluções financeiras, para a captação de R$ 100 milhões, destinados à construção, implantação e operação de um pacote inicial de 6 a 7 vertiportos em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. Essas estruturas permitirão a operação das Aeronaves Elétricas de Decolagem e Pouso Vertical (eVTOLs, na sigla inglesa).
No Brasil, a Eve, subsidiária da Embraer, já realizou com sucesso, em dezembro do ano passado, o primeiro voo do seu eVTOL. Para viabilizar a operação dessas aeronaves, será necessário construir bases próprias para a sua decolagem e pouso, além de embarque e desembarque de passageiros e cargas. Os vertiportos se assemelham aos heliportos, porém necessitam de infraestrutura para carregamento, resfriamento, sistemas de comunicação e outros controles da aeronave.
A Elyx Vertiportos está à frente da construção dessas novas estruturas. O objetivo da empresa, com a captação de recursos, é oferecer a infraestrutura necessária à operação desse novo modal aéreo. Para isso, a empresa combina modelagem matemática, simulação operacional e análise urbana integrada para apoiar decisões robustas de localização e micro-localização de vertiportos. A meta é ter essas estruturas prontas já no próximo ano.










Comentar