AVIAÇÃO MILITAR & DEFESA

Embraer apresenta C-390 da Coreia do Sul e revela cliente asiático

C-390 da Coreia do Sul. Foto: Embraer

A Embraer anunciou hoje, durante o Singapore Airshow, que a primeira aeronave de transporte militar C-390 Millennium para a Força Aérea da República da Coreia (ROKAF) chegou à fase final de seu processo de montagem. A aeronave agora seguirá para os voos de produção antes da integração de sistemas específicos para atender aos requisitos da ROKAF. A fabricante brasileira também revelou que o Uzbequistão é o cliente não divulgado de um pedido para a aeronave.

“O progresso do primeiro C-390 Millennium da República da Coreia demonstra tanto a eficiência e maturidade da nossa linha de produção quanto a força da nossa parceria com a Administração de Programas de Aquisição de Defesa da Coreia do Sul (DAPA), ROKAF e nossos fornecedores coreanos”, afirma Bosco da Costa Jr., presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança. “Esta aeronave demonstra para a ROKAF suas avançadas capacidades multimissão e toda a sua confiabilidade, respaldadas pela excelência em engenharia da Embraer. Além disso, a cooperação industrial com a Coreia segue avançando e fortalece nossa cadeia global de suprimentos à medida que ampliamos nossa produção de C-390 para apoiar clientes globais”.

O C-390 foi adquirido pela Coreia do Sul no contexto de amplos investimentos na força aérea daquele país. Enquanto desenvolve seus caças KF-21 Boramae, os sul-coreanos compram, por exemplo, lotes de caças F-35A Lightning II e modernizam seus caças F-15K para o padrão Eagle II.

Concepção artística do C-390 sobre o Uzbequistão

Já no caso do Uzbequistão, o C-390 será usado principalmente em missões humanitárias e de transporte. “Damos oficialmente as boas-vindas à República do Uzbequistão ao grupo de operadores do C-390 enquanto a Força Aérea do Uzbequistão moderniza suas capacidades de transporte”, afirma Bosco da Costa Júnior. “Estamos honrados pela escolha de uma das Forças Aéreas líderes na Ásia Central e trabalharemos juntos de maneira muito próxima e coordenada para garantir uma operação impecável desta aeronave revolucionária”.

O C-39/KC-390 já foi selecionado pelas forças aéreas do Brasil, Portugal, Hungria, República da Coreia, Países Baixos, Áustria, República Tcheca, Suécia, República do Uzbequistão, Eslováquia e Lituânia.

NOVA EDIÇÃO DA ASAS!

Carrinho