Chile planeja modernizar caças F-16

Se durante a Cruzex 2018 a Força Aérea do Chile mais uma vez impressionou com seus caças F-16, as notícias vindas do outro lado da Cordilheira dos Andes dizem que o alto nível do equipamento será mantido. O país planeja modernizar a frota, adotando, entre outras melhorias, um radar AESA semelhante ao que tem sido oferecido pela Lockheed Martin nos novíssimos F-16V Block 70.

A prioridade seria aumentar as capacidades dos 29 F-16A e 7 F-16B Block 20 adquiridos usados da Força Aérea da Holanda na década passada. Esses aviões já haviam sido modernizados na Holanda para o padrão MLU. Agora, devem passar por revisões estruturais na Enaer e receber eletrônicos mais modernos. Os seis F-16C e quatro F-16D, todos Block 50, recebidos novos dos Estados Unidos também devem passar por atualizações.

Um dos objetivos da modernização seria padronizar mais a frota. Há diferenças ente os F-16MLU e os F-16 Block 50, e mesmo entre os MLU há componentes distintos. Também circulam informações de que outra meta dos chilenos seria ter independência frente aos Estados Unidos, que precisam autorizar, por exemplo, a adoção de novos tipos de equipamentos.

Há ainda informações de que o Chile planejaria comprar mais um lote de F-16 novos. Eles iriam substituir os 10 F-5E e seis F-5F, modernizados para o padrão Tiger III , hoje em uso a partir da cidade de Punta Arenas, no extremo sul. Os F-16MLU estão baseados em Antofagasta, na região norte, e os F-16C/D estão em Iquique, no extremo norte, a menos de 250 km da fronteira com o Peru.

Redação

Autor

Edições de Asas

CUPOM: ASAS25 (50% de desconto na nossa loja!)

Contato

Email: atendimento@edrotacultural.com.br

Telefones: (11) 2193-2044

 WhatsApp: (11) 9.8250-5919

Cartas para a Redação: enviar mensagem para o nosso WhatsApp.

Editora Rota Cultural, 2026 – Todos os Direitos Reservados – Site desenvolvido por Estúdios Labirinto.