Rússia lança concorrente para o C-105 Amazonas

Conhecido na Força Aérea Brasileira como C-105 Amazonas, usualmente chamado de CASA, o Airbus C295 vai ganhar um concorrente direto no mercado mundial. No dia 31 de março, voou pela primeira vez o cargueiro tático Ilyushin Il-112V.

O bimotor decolou da pista da fábrica de Voronezh para iniciar seu desafio de substituir o Antonov An-26 “Curl” nas forças armadas da Rússia. O Il-112V é o primeiro cargueiro militar russo projetado inteiramente depois da União Soviética. Porém, o projeto quase foi cancelado por causa dos custos.

Capaz de levar até 34 paraquedistas ou 35 passageiros, o Il-112V é projetado para levar cinco toneladas por voo, tendo velocidade de cruzeiro de 470 km/h e alcance de 1.200 km. O C295 leva 7 toneladas.

Assista ao vídeo da primeira decolagem:

Redação

Autor

Edições de Asas

CUPOM: ASAS25 (50% de desconto na nossa loja!) DESCONTO VÁLIDO ATÉ O DIA 22/04

Contato

Email: atendimento@edrotacultural.com.br

Telefones: (11) 2193-2044

 WhatsApp: (11) 9.8250-5919

Cartas para a Redação: enviar mensagem para o nosso WhatsApp.

Editora Rota Cultural, 2026 – Todos os Direitos Reservados – Site desenvolvido por Estúdios Labirinto.