O SIRTAP, sistema aéreo remotamente tripulado tático de alta performance (RPAS) da Airbus, alcançou a Revisão Crítica de Desenho (CDR), um marco técnico que define a arquitetura de sistema e o design final do veículo aéreo não tripulado (VANT), popularmente chamado de drone. O primeiro voo do protótipo está previsto para 2025 e abrirá caminho para a primeira entrega no primeiro semestre de 2027.
O Ministério da Defesa da Espanha assinou, em novembro, um contrato para nove sistemas, cada um composto por três veículos aéreos não tripulados e uma estação de controle terrestre. A expectativa é de se obter uma aeronave multifuncional, com destaque para missões de vigilância, reconhecimento e inteligência.
Na fase atual, o CDR, o foco é garantir que o nível de maturidade do design esteja pronto para iniciar o processo de fabricação e esteja alinhado com os requisitos estabelecidos. A expectativa é de obter a certificação até o fim de 2026.
A fabricação dos primeiros componentes do protótipo do SIRTAP foi iniciada com um número significativo de fornecedores espanhóis envolvidos, além de outros localizados em diferentes países do mundo.
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