Com 12 Boeing P-8I Poseidon na frota da sua marinha, a Índia terá ainda 15 Airbus C-295 para complementar as missões de patrulha marítima. Serão seis aeronaves da versão C-295MPA-A para força naval e nove C-295MSA-W para a guarda costeira.
Os C-295MSA têm autonomia de até onze horas, contando com o Fully Integrated Tactical System (FITS), possibilidade de lançar botes pela rampa traseira e janelas em formato de bolha para facilitar a localização visual. As aeronaves levam sistema ótico e radar. Podem ser empregadas em missões de fiscalização de atividades econômicas, busca e salvamento, acompanhamento de fenômenos naturais, coerção à pirataria, monitoramento de tráfego marítimo.
Já os C-295MPA podem ser empregados em missões de combate anti submarino e anti superfície. Para isso, leva sensores para esses tipos de missões e armamentos como torpedos, mísseis, minas e cargas de profundidade. Também são mantidas as capacidades dos C-295MSA.
Os C-295 de ambas as versões serão fabricados na Índia por um consórcio formado pela Airbus com a empresa local Tata Advanced System. Serão instalados radares e sensores de tecnologia indiana. A compra complementa a aquisição de 56 C-295MW, da versão de transporte, sendo que 40 serão fabricados em território indiano.
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