Em meio a tensões contra a Rússia e pressões dos Estados Unidos por maiores gastos militares de defesa dos países europeus, a Alemanha anunciou que terá um investimento de defesa recorde em 2026. Ao todo, o orçamento vai superar 108 bilhões de Euros, com destaque para 25,5 bilhões apenas para investimentos. É o maior volume de investimentos desde a reunificação.
Entre as novas compras estarão 20 novos caças Eurofighter Typhoon, já na versão multifuncional. Também estão previstos sistemas de defesa antiaérea, com destaque para o Patriot. Marinha e Exército também terão suas compras.
Com o aumento dos números, o orçamento de defesa da Alemanha chegará a quase o dobro do francês, que está em 57,2 bilhões de Euros. E o governo em Berlim pretende continuar a expansão, chegando a 162 bilhões de Euros até 2029.
A Alemanha conta atualmente com o terceiro maior PIB do mundo, atrás de Estados Unidos e China, sendo praticamente o dobro do italiano e do canadense. Um investimento de 2% em defesa significaria uma ampliação de capacidades da OTAN bem acima do oferecido por outros aliados.










