AVIAÇÃO COMERCIAL & PRIVADA

Anac libera operações do L410 NG no Brasil

L410NG. Foto: Julian Herzog

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) emitiu o Certificado de Tipo para o modelo L410 NG, aeronave fabricada pela empresa Aircraft Industries, da República Tcheca, na categoria commuter (categoria de aeronaves de transporte com até 19 passageiros). Isso significa que a aeronave poderá ser utilizada por empresas aéreas brasileiras no espaço aéreo do país.  

Originalmente, o modelo foi certificado pela autoridade de aviação civil europeia (European Union Aviation Safety Agency, ou EASA) em 2017. O certificado de tipo para operações no espaço aéreo brasileiro foi emitido pela Anac em 10 de fevereiro de 2026.  

A validação do projeto da aeronave no Brasil permite que a Agência se envolva em aspectos relevantes e de segurança do modelo, focando a garantia de operações seguras e a aeronavegabilidade continuada para os operadores brasileiros. Para a aprovação do modelo L410 NG, a Anac realizou avaliações documentais e voos de familiarização com o modelo nas cidades de Kunovice e Praga, na República Tcheca.

Nova Geração

O modelo L410 NG é derivado do modelo Let L410 UVP-E20, validado para operação no Brasil em 1994, na categoria commuter. A aeronave voou com as cores das companhias aéreas Team, NHT, Brava, Sol, Sete, Liotorânea e Cruiser, além da Noar, operador que ficou marcado por um acidente em 13 de julho de 2011, em Recife (PE), com perda total da aeronave e das vidas dos 16 ocupantes.

Em comparação com o modelo L 410 UVP-E20, a nova aeronave oferece um envelope de voo (representação dos limites operacionais de uma aeronave) melhorado, com utilização de tecnologias avançadas em aeronaves. Destaque para os novos motores GE H85 e a cabine totalmente reformulada, com o conceito glass cockpit. O peso máximo de decolagem e o alcance também foram ampliados.

NOVA EDIÇÃO DA ASAS!

Carrinho