AVIAÇÃO MILITAR & DEFESA ESPAÇO

Após 86 anos, França muda sua força aérea

image_pdfimage_print

Fundada em 2 julho de 1934, a força aérea francesa acaba de mudar de nome. No lugar de Armée de l’air, agora ela se chama oficialmente Armée de l’air et de l’espace. A mudança ocorreu no último dia 20 de setembro e revela a pretensão francesa de encarar o espaço como parte constituinte da sua atuação militar.

A força conta agora com um comando espacial, criado em 2019. Em termos financeiros, Paris decidiu investir 4,3 milhões de Euros no programa espacial militar até 2025.

A França e a Itália confirmaram que em 2017 seu satélite binacional Athena-Fidus teria sido alvo de uma tentativa, eventualmente bem sucedida, de ser espionado pelo radar russo Louch-Olymp a nada menos que 36 mil km da superfície da Terra.

O programa espacial francês nasceu em 1961 e já resultou na criação de foguetes, satélites e sondas espaciais. O país é também controlador do Centro Espacial de Kourou, na Guiana Francesa, que se beneficia da vantagem da proximidade da linha do Equador.

A mudança da designação da força armada francesa ocorre menos de um ano após os Estados Unidos criarem a US Space Force.

Visite a loja da Editora Rota Cultural e veja nosso acervo de
livros, edições da revista ASAS e produtos ligados à aviação!

Garanta já a sua Edição 114 de ASAS!

Promoção Fim de Ano!

Novidade! Assine ASAS também na Versão Digital!

Parceiros