AVIAÇÃO MILITAR & DEFESA

Artilharia antiaérea contra alvos espaciais pode estar disponível já em 2021

Foto: Dmitriy Vinogradov / Sputnik
image_pdfimage_print

Engajar e destruir até 10 mísseis balísticos hipersônicos simultaneamente, além de poder abater caças, drones e até satélites em órbita baixa. São essas as metas operacionais do novo sistema antiaéreo russo S-500 Prometheus, que está em fase de testes e, dependendo dos resultados, já poderá entrar em serviço neste ano.

A empresa Almaz-Antey promete um alcance que pode chegar a 600 km. A principal diferença frente aos atuais S-400, contudo, é a capacidade de processamento: o tempo de resposta, hoje superior a 9 segundos, poderá ser reduzido a 3 segundos, o que faz diferença no caso de alvos voando a até 5 vezes a velocidade do som. O S-500 deverá utilizar os mísseis 77N6-N.

Mais compras

O S-400 Triumph não é considerado ultrapassado. Apesar de já ter expectativas de receber o S-500, o Ministério da Defesa da Rússia planeja colocar em serviço ativo mais duas baterias do sistema S-400, além de 18 do Pantsir-S, de médio alcance. Os sistemas são considerados como complementares.

Ao longo de 2021 também devem ocorrer mais entregas de caças de quinta geração Su-57. O plano é ter 22 unidades até 2024 e 76 até 2028. Há contratos para recebimento também de jatos de ataque Su-34, helicópteros de transporte Mi-8AMTSH-VN e de ataque Mi-28NM.

Veja imagens da linha de montagem dos caças Su-57

As Forças Terrestres receberão mais de 400 novos veículos blindados: tanques T-72B3M, T-80BVM e T-90M, veículos de combate de infantaria BMP-3 e BMP-2 e veículos blindados de transporte de pessoal BTR-82A. Já a Marinha terá mais quatro submarinos. A dissuasão nuclear será reforçada com 13 sistemas de mísseis balísticos intercontinentais RS-24 Yars.

Visite a loja da Editora Rota Cultural e veja nosso acervo de
livros, edições da revista ASAS e produtos ligados à aviação!

Sobre o autor

Redação

Comentário

Clique aqui para comentar

Lançamento! ASAS 118! Garanta já a sua na pré-venda!

O Voo do Impossível

Parceiros