AVIAÇÃO MILITAR & DEFESA

Até dezembro a FAB vai receber quatro F-39 e terá dez pilotos

Foto: Bruno Batista / Força Aérea Brasileira

O 1º Grupo de Defesa Aérea da FAB deverá cumprir suas primeiras missões com novos caças ainda em 2021. O planejamento é de que até dezembro quatro F-39E cheguem da Suécia direto para o esquadrão. Em paralelo, ao longo do ano um total de dez pilotos de caça brasileiros devem ser formados pilotos de Gripen na Suécia.

Os quatro primeiros aviadores já estão em Såtenäs, na Suécia, onde está situada a F7 Wing. Ali, os brasileiros serão formados nas aeronaves de geração anterior, F-39C/D. Os futuros pilotos do F-39E Gripen realizarão o Convertion Training (Treinamento de Conversão) e o Combat Readiness Training (Treinamento de Prontidão para Combate). Depois, voltarão para o Brasil para se adaptarem à aeronave de nova geração.

Contando o primeiro Gripen já recebido aqui, e atualmente sob cuidados da Embraer para a condução de testes, serão cinco aeronaves entregues até o fim de 2021. Em 2022 serão mais sete aeronaves. Para 2023 são previstas seis. Em 2024 e no ano seguinte serão entregues oito e nove aeronaves, respectivamente. As duas últimas são previstas para 2026.

PRÉ VENDA! NOVA EDIÇÃO

Carrinho