AVIAÇÃO COMERCIAL & PRIVADA

ATR-72 ganha concorrente russo

image_pdfimage_print

Com a promessa de ser mais econômico e ter um alcance maior que o europeu ATR-72, o novo turboélice de transporte regional Il-114-300 voou pela primeira vez a partir do aeródromo de Zhukovsky, em 16 de dezembro. Equipado com motores russos Klimov TV7-117ST-01, a aeronave deverá ter configurações de cabine para transportar de 50 a 68 passageiros. A velocidade de cruzeiro deve ficar em torno de 500 km/h, e o alcance deve superar os 1.400 km.

O Il-114-300 é uma evolução do projeto inicialmente criado pela Ilyushin ainda em tempos soviéticos e produzido na Rússia entre 1992 e 2012. Com a evolução tecnológica, a intenção da United Aircraft Corporation (UAC) é ter um produto capaz de competir no mercado internacional.

Uma característica do projeto é o pré-requisito para operar em regiões com pistas despreparadas e pouco apoio em solo, como na Sibéria. Diferentemente de outros projetos que se caracterizam pela presença de componentes ocidentais, o Il-114-300 prioriza equipamentos nacionais, com exceção da suíte de aviônicos, da Collins.

Visite a loja da Editora Rota Cultural e veja nosso acervo de
livros, edições da revista ASAS e produtos ligados à aviação!

Lançamento! ASAS 116

O Voo do Impossível

Parceiros