AVIAÇÃO COMERCIAL & PRIVADA

Aumenta demanda por aviões cargueiros civis

Airbus A310-304 da Turkish Airlines Cargo. Foto: Konstantin von Wedelstaedt

A Associação do Transporte Aéreo Internacional (IATA) divulgou os resultados dos mercados globais de transporte aéreo de carga de fevereiro de 2024, que indicam forte crescimento e a continuidade do forte crescimento anual da demanda. A demanda total, medida em toneladas de carga por quilômetro (CTKs*), aumentou 11,9% em relação aos níveis de fevereiro de 2023 (12,4% nas operações internacionais). Este é o terceiro mês consecutivo de crescimento de dois dígitos da demanda em relação ao ano anterior.
 
A capacidade, medida em toneladas de carga disponível por quilômetro (ACTKs), aumentou 13,4% em relação a fevereiro de 2023 (16,0% nas operações internacionais). Isto se deve em grande parte ao aumento da capacidade de transporte de carga em aeronaves de passageiros (crescimento de 29,5% em relação ao ano anterior), que ficou bem acima da capacidade internacional em cargueiros (aumento de 3,2% em relação ao ano anterior).
 
“O crescimento de 11,9% da demanda de fevereiro foi significativamente maior que o aumento de 0,9% no comércio internacional. Este bom início em 2024 pode fazer com que a demanda ultrapasse os níveis excepcionalmente elevados no início de 2022 e mostra a forte resiliência do transporte aéreo de carga considerando as incertezas econômicas e políticas contínuas”, disse Willie Walsh, diretor geral da IATA.

Por regiões, o maior aumento foi na África, com crescimento de 22,%em fevereiro de 2024 em comparação com fevereiro de 2023. Em seguida estão Oriente Médio (20,9%), Europa (14,6%), América Latina (13,7%) e América do Norte (4,2%).

NOVA EDIÇÃO!ASSINE A ASAS E GANHE UM ALBUM DE FIGURINHAS: AVIÕES DE GUERRA

Carrinho