AVIAÇÃO MILITAR & DEFESA

Aviões de inteligência dos EUA sobrevoam Cabul

Foto: Alan Wilson
image_pdfimage_print

Um jato de inteligência RC-135W Rivet Joint da United States Air Force (USAF) sobrevoou nos últimos dias a cidade de Cabul, capital do Afeganistão. A aeronave, baseada no Boeing 707, é capaz de monitorar comunicações e reliazar reconhecimento.

Com callsign Python 52, a aeronave partiu da base aérea de Al Udeid, no Catar, e fez órbitas sobre a capital afegã em pelo menos duas ocasiões. No dia 17, a aeronave passou quatro horas em vigilância, a 31 mil pés (cerca de 9.500 metros) de altura.

A tripulação é composta por dois pilotos, um navegados, três especialistas em guerra eletrônica e até 14 operadores de sinais de inteligência.

Caças do USS Ronald Reagan

Com a presença do porta-aviões USS Ronald Reagan no Mar da Arábia, caças F/A-18E/F Super Hornet da US Navy também tem sobrevado o espaço aéreo sobre Cabul ao longo da semana, segundo o Pentágono. Porém, não foram confirmadas missões efetivas. Os voos cruzam o espaço aéreo do Paquistão e acontecem com o apoio de aeronaves de reabastecimento aéreo da US Navy. Há também informações da presença de aviões AC-130, B-52, F-16C/D e AV-8B na área, ainda que sem informações sobre quais missões seriam realizadas.

Lançamento! ASAS 119! Garanta já a sua na pré-venda!

O Voo do Impossível

Parceiros