AVIAÇÃO MILITAR & DEFESA

Barrada pelo Ocidente, Rússia participará de eventos militares na África

Tupolev Tu-160 na edição de 2011 do MAKS, em Moscou

Empresas de defesa da Rússia expõem seus produtos militares nesta semana no Egypt International Airshow 2024, realizado pela primeira vez na República Árabe do Egito, no Aeroporto Internacional El Alamein. Destacam-se na exposição o helicóptero de ataque Ka-52, os mísseis Kh-69 e os drones Orlan-10E e Orlan 30, além dos sistemas antiaéreos Pantsir-S1M e Tor-M2E. A mostra vai até 5 de setembro.

A Rússia também vai participar da 12ª edição do Africa Aerospace and Defence (AAD), que ocorre de 18 a 22 de setembro na Base Aérea de Waterkloof, na África do Sul. Há a expectativa, inclusive, de haver presença de aeronaves em exposição estática, incluindo bombardeiros estratégicos Tupolev Tu-160 Blackjack.

Kamov Ka-52. Foto: Andrei Shmatko

Um par de Tu-160 já esteve na África do Sul, em 2019, na mesma base aérea. Agora, a eventual participação no evento aeronáutico, que inclui show aéreo, representará também a força da diplomacia russa. A expectativa pela presença das aeronaves cresceu com a visita preparatória de uma comitiva de militares da Rússia.

Vale observar que a presença das empresas russas não significou a ausência de fornecedores ocidentais nem no evento no Egito nem no da África do Sul.

Sobre o autor

Humberto Leite

Comentar

Clique aqui para comentar

NOVA EDIÇÃO!ASSINE A ASAS E GANHE UM ALBUM DE FIGURINHAS: AVIÕES DE GUERRA

Carrinho