Voou pela primeira vez um helicóptero Bell 429 com uma inovação curiosa: no lugar do tradicional rotor de cauda, há quatro motores elétricos. O voo inaugural ocorreu em maio, em um campo de testes da empresa em Mirabel, no Canadá, mas só foi revelado ao mundo em 21 de fevereiro, após cerca de 25 horas de voo realizadas com sucesso.
A principal vantagem do Electrically Distributed Anti-Torque (EDAT) é reduzir os riscos para pessoas em solo. Além de serem quatro hélices menores e protegidas, o sistema elétrico para imediatamente após o pouso.
Há outras vantagens: menor custo operacional, menos peças mecânicas e menos ruído. As emissões de gases poluentes também são reduzidas.
O uso de motores elétricos também permite aumentar o diminuir a potência com maior velocidade e precisão. O fato de serem quatro motores dá ainda algum grau de redundância em caso de pane.
No modelo testado, ainda há um motor tradicional para o rotor principal.
-
Produto em promoçãoRevista ASAS – Edição 111Original price was: R$22.90.R$5.90Current price is: R$5.90.
-
Produto em promoçãoO VOO DO IMPOSSÍVELOriginal price was: R$106.00.R$47.70Current price is: R$47.70.
-
Produto em promoçãoRevista ASAS – Edição 112Original price was: R$22.90.R$5.90Current price is: R$5.90.
-
Produto em promoçãoASSINE ASAS E GANHE O ÁLBUM DE FIGURINHAS: AVIÕES DE GUERRAOriginal price was: R$214.80.R$198.00Current price is: R$198.00.
-
Produto em promoçãoRevista Asas – Edição 104Original price was: R$19.90.R$5.90Current price is: R$5.90.
-
Produto em promoçãoBombardeiros Bimotores da FABOriginal price was: R$59.00.R$11.80Current price is: R$11.80.