AVIAÇÃO MILITAR & DEFESA

Brasil fará exercício com Fuzileiros dos EUA

O AH-1 é o principal helicóptero de ataque dos Marines, que também contam com caças F-35B, AV-8B e F-18 Hornet
image_pdfimage_print

Em agosto, navios, aviões, helicópteros e tropas do Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos (US Marine Corps) estarão no Rio de Janeiro. A movimentação faz parte do exercício Unitas Amphibious, que também contará com as participações de Brasil, Argentina, Canadá, Colômbia, Estados Unidos da América, Equador, México, Paraguai, Peru e Portugal.

A Ala 12 da Força Aérea Brasileira, no bairro de Santa Cruz, no Rio de Janeiro (RJ), recebeu no último dia 20 uma comitiva do US Marine Corps  para avaliar aquela que deverá ser a base das atividades aéreas durante o exercício. Não foram especificadas quais aeronaves virão. Ao todo, cerca de 1.200 militares dos dez países participantes farão parte da Unitas, um exercício que há mais de 30 anos é realizado para promove a cooperação internacional dos países das Américas.

Desde o ano passado, representantes das nações envolvidas participam de diversas conferências que culminaram em planejamentos simulados, onde situações hipotéticas são trabalhadas pelos participantes, sem emprego de meios aéreos. Como tema de 2019, será empregada a assistência humanitária decorrente de um desastre natural.

“Nós simularemos uma operação na qual receberemos a tarefa de ajudar a população que foi acometida por um desastre natural. De acordo com o cenário, deverá ser um furacão, seguido de um terremoto. O local escolhido para a simulação será numa ilha. Neste caso, utilizaremos a Ilha da Marambaia, na qual as instituições de defesa civil teriam muita dificuldade de acesso, por isso o emprego das Forças Armadas, que seriam as instituições mais apropriadas para isso”, explicou o Chefe de Operações da Força de Fuzileiros da Esquadra da Marinha do Brasil, Capitão de Mar e Guerra Dirlei Donizette Côdo.

Sobre o autor

Redação

Comentar

Clique aqui para comentar

Garanta já a sua Edição 114 de ASAS!

Promoção Fim de Ano!

Novidade! Assine ASAS também na Versão Digital!

Parceiros