AVIAÇÃO MILITAR & DEFESA

Mais da metade dos C-130 da FAB estão parados, aposentadoria se aproxima

Foto: Marcos Poleto / Força Aérea Brasileira
image_pdfimage_print

O planejamento da Força Aérea Brasileira é aposentar toda a sua frota de cargueiros C-130 Hércules até 2024. Além da idade avançada, a manutenção das aeronaves tem sido cada vez mais difícil e operação mais onerosa. Dos 22 C-130 oficialmente na frota, o número de aviões efetivamente voando flutua entre cinco e dez.

As informações são do Major-Brigadeiro Valter Borges Malta, presidente da Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC), que coordena os projetos de reequipamento da Força Aérea Brasileira. O militar participou do programa CB Poder, realizado pelo jornal Correio Braziliense e pela TV Brasília.

Confira a entrevista:

Até o dia 9 de dezembro de 2023, estará em vigor o contrato da FAB com a empresa IAS para a manutenção de 52 motores Rolls Royce T-56A-15. Cada avião utiliza quatro motores, porém a disponibilidade de aviões na linha de voo também depende de outros componentes.

O Brigadeiro mostrou confiança no cronograma de recebimento dos KC-390. Hoje, já são quatro deles operacionais no 1º Grupo de Transporte de Tropa, em Anápolis (GO).

De acordo com as informações apresentadas no Seminário de Defesa Nacional, realizado em novembro, em 2021 devem ser recebidos mais três KC-390. Um segundo trio é previsto para 2022. Para 2023 e 2024 são esperadas quatro e três KC-390, respectivamente.

Caso esse cronograma seja cumprido, quando os C-130 forem aposentados, em 2024, a FAB já contará com 17 KC-390. Em 2025 e 2026 serão recebidos mais oito aviões, quatro em cada ano. E a dotação final de 28 aeronaves é prevista para estar completa em 2027, com a entrega das três últimas.

Visite a loja da Editora Rota Cultural e veja nosso acervo de
livros, edições da revista ASAS e produtos ligados à aviação!

Sobre o autor

Redação

Comentário

Clique aqui para comentar

Lançamento! ASAS 118! Garanta já a sua na pré-venda!

O Voo do Impossível

Parceiros