ARTE, CULTURA & LAZER AVIAÇÃO COMERCIAL & PRIVADA

Competição de drones terá prêmio de 6 mil euros

Foto: Josh Sorenson

A empresa sueca Saab, a mesma que desenvolveu o caça Gripen, decidiu destinar 6 mil euros como prêmio para uma competição de drones. Podem participar pós-graduandos, pesquisadores e startups do Brasil e da Suécia.

Haverá uma única categoria, chamada de Open Class. O time vencedor receberá um prêmio no valor de 6 mil euros para custear despesas de viagem para os membros da equipe, que serão convidados para viajar para o Brasil (caso sejam suecos) ou para a Suécia (se forem brasileiros).

O foco da disputa é a apresentação de cenários em que diversos VANTs (Veículos Aéreos Não Tripulados) sejam usados de maneira cooperativa para solucionar um problema específico proposto pela equipe, tais como busca e salvamento, logística ou resposta a emergências, por exemplo. No projeto devem ser utilizados no mínimo três veículos, que não precisam ser idênticos. Usos militares são permitidos, desde que sem armas e que tenham também aplicações civis.

A ideia é selecionar e premiar as melhores soluções para um problema específico que envolva múltiplas aeronaves não-tripuladas, que podem ser poucos veículos voando em formação, ou até mesmo um enxame de pequenos drones. A participação no concurso requer apenas o envio de um paper, com no máximo cinco páginas, descrevendo o sistema e a solução, além de um vídeo (sem limite de duração) com uma demonstração prática da missão que o time propõe resolver, acompanhado de um pitch do projeto.

A competição foi idealizada pelo Centro Sueco de Pesquisa Aeroespacial (SARC, na sigla em inglês) e pela Rede Brasileira de Pesquisa e Inovação Aeroespacial (BARINet, também em sigla na língua inglesa), e conta com o apoio do CISB, o Centro de Pesquisa e Inovação Sueco-Brasileiro.

Para mais informações e inscrições, interessados devem acessar o site https://sarc.center/sarc-barinet-aerospace-competition/.