AVIAÇÃO COMERCIAL & PRIVADA

Embraer aposta em filtros de ar em aeronaves

Embraer Praetor 600 Foto: Matti Blume
image_pdfimage_print

Todo o volume de ar em uma cabine de passageiros é trocado de 20 a 30 vezes por hora, o que é mais frequente do que a troca do ar em um escritório e de cinco a seis vezes mais que em hospitais. Além disso, os filtros HEPA capturam 99,97% das partículas transportadas pelo ar e outros contaminantes biológicos, como bactérias, vírus e fungos.

São estas as características das aeronaves da Embraer que devem tranquilizar passageiros com viagens marcadas para o período da pandemia. Os filtros HEPA já estão disponíveis nos jatos executivos Praetor 500 e Praetor 600, além dos jatos comerciais das famílias E-Jets e E2.

Agora, a Embraer trabalha para oferecer filtros HEPA para as aeronaves ERJ 145, com capacidade para até 50 passageiros, de geração anterior aos E-Jets. A empresa divulgou recentemente um Boletim de Serviços que permite aos operadores dessas aeronaves a instalação dos filtros HEPA de alta eficiência. Os kits dos primeiros 70 aviões já estão em montagem e deverão ser entregues até meados de dezembro.

Embraer 145. Foto: Robert Underwood

Foram cerca de cinco meses e meio para desenvolver esta solução. Durante este período a Embraer selecionou o filtro e trabalhou nas etapas necessárias para criar o boletim de serviços, fabricando e comprando várias das peças necessárias para desenvolver os kits. Além disso, o estudo de instalação para os jatos ERJ 135 e o ERJ 140 também deve ser concluído em breve.

Outra solução preventiva foi a aprovação do uso de MicroShield360, um sistema de revestimento preventivo que, quando aplicado no interior das aeronaves, inibe continuamente o crescimento de micróbios nas superfícies. A combinação desses novos recursos com os já existentes equivale a um maior nível de proteção para os passageiros.

Visite a loja da Editora Rota Cultural e veja nosso acervo de
livros, edições da revista ASAS e produtos ligados à aviação!

Lançamento! ASAS 118! Garanta já a sua na pré-venda!

O Voo do Impossível

Parceiros