AVIAÇÃO COMERCIAL & PRIVADA

Empresa russa anuncia novo sistema para controle de drones em cidades

A empresa russa Azimut, parte do grupo Rostec, anunciou a aprovação dos testes do Jupiter Complex, um sistema criado para organizar e controlar o tráfego de drones em ambientes urbanos. A tecnologia vai permitir a ampliação do uso de aeronaves não tripuladas em cidades.

“Essas soluções que desenvolvemos é o primeiro passo para integrar os drones ao espaço aéreo da Rússia. O potencial de aplicações é amplo. Nós vamos continuar testando o sistema e modificando de acordo com os requisitos dos possíveis operadores”, afirmou Victor Solomentsev, vice-diretor geral da Azimut.

Os testes do Jupiter Complex ocorreram no Centro de Inovação de Skolkovo, com apoio da prefeitura de Moscou. O sistema se mostrou seguro na operação dos drones, tendo como base uma rede de telefonia 5G.

“O uso de drones para resolver problemas urbanos é um ganho extremamente relevante para o crescimento de tarefas como delivery, táxi aéreo e monitoramento”, disse Alexei Belyakov, vice-presidente da Fundação Skolkovo.

A solução foi baseada no sistema de controle de tráfego aéreo Galaktika, também da empresa Azimut. Trata-se de um produto já certificado e usado por dúzias de centros de controle na Rússia e em outros países.

NOVA EDIÇÃO!ASSINE A ASAS E GANHE UM ALBUM DE FIGURINHAS: AVIÕES DE GUERRA

Carrinho