Escola canadense de pilotos de teste vai voar jato avaliado pelo Brasil

A International Test Pilots School (ITPS) Canada, instituição privada criada há 40 anos para formar pilotos de testes, encomendou seis treinadores avançados M346, fabricados pelo grupo europeu Leonardo. Essa aeronave é avaliada pelo Brasil como opção para substituir os A-1 AMX.

O contrato entre a ITPS Canada e a Leonardo prevê que as seis aeronaves entrem em serviço em 2029. Há a opção de compra de mais seis. A instituição forma pilotos de teste tanto para o Canadá quanto para países parceiros da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN).

“O M-346 é um jato de treinamento avançado excepcionalmente capaz, que se alinha perfeitamente com os requisitos operacionais do treinamento moderno de pilotos de caça. O desempenho da aeronave, o sistema de controle de voo digital e a arquitetura de treinamento avançada fazem dela uma plataforma ideal para apoiar a próxima fase de crescimento do ITPS Canada”, disse o CEO da instituição, Dave Lohse.

Até o momento, o modelo da Leonardo já acumula mais de 160 aeronaves vendidas e 160 mil horas de voo acumulada. Vinte países, incluindo o Canadá, já treinam seus pilotos no M-346 ou selecionaram a aeronave, seja como treinador, seja como caça leve de combate. Destaque também na Itália, onde irá equipar a esquadrilha de demonstração aérea “Frecce Tricolori”.

Substituto do AMX?

Com capacidade de combate próxima ao do A-1 AMX da Força Aérea Brasileira, porém com tecnologia a bordo mais avançada, mesmo quando comparado à versão modernizada A-1M, o M346 é cotado para se tornar uma futura aeronave da Força Aérea Brasileira. A perspectiva é a de que o Brasil faça a aquisição a tempo para repor o gap operacional a ser deixado na aposentadoria dos jatos de ataque.

Confira mais no vídeo abaixo:

Redação

Autor

Edições de Asas

PRÉ VENDA – NOVA EDIÇÃO DA ASAS

Editora Rota Cultural, 2026 – Todos os Direitos Reservados – Site desenvolvido por Estúdios Labirinto.