AVIAÇÃO MILITAR & DEFESA

Eslováquia terá os F-16 mais modernos do mundo

Os F-16 do Block 70 incorporam várias novidades disponíveis no Block 60, em uso pelos Emirados Árabes
image_pdfimage_print

Depois de a Croácia anunciar a compra de caças F-16 usados de Israel e a Sérvia receber MiG-29 da Rússia, a Eslováquia foi além na corrida armamentista que está ocorrendo na região: anunciou a compra de 14 F-16V Block 70. O investimento total será de 1,6 bilhões de Euros.

Serão 12 unidades monoplace e duas biplaces da versão mais moderna oferecida pela Lockheed Martin. Os caças vão substituir 12 antigos MiG-29 ainda em operação pelo país, que é membro da OTAN desde 2004. Hoje, menos de quatro MiG-29 estariam em condições operacionais.

O contrato de aquisição dos F-16V inclui peças, treinamento e mísseis AiM-120 AMRAAM e AiM-9 Sidewinder, todos das versões mais recentes. Os caças serão entregues com o radar de varredura eletrônica APG-83, um novo computador de missão, um sistema de guerra eletrônico avançado e o datalink Link 16, de uso da OTAN.

O problema da Eslováquia será agora manter seus MiG=20 até o 2023, quando chegarão os caças ocidentais. Faltam peças de reposição e é necessário encarar uma negociação com a Rússia.

Garanta já a sua Edição 114 de ASAS!

Promoção Fim de Ano!

Novidade! Assine ASAS também na Versão Digital!

Parceiros