AVIAÇÃO MILITAR & DEFESA

F-15 japoneses interceptam 8 aviões russos

Os F-15J há anos são acionados por conta da China e da Rússia
image_pdfimage_print

Aconteceu hoje, 15 de fevereiro. Nada menos que 4 bombardeiros russos Tu-95 Bear voaram próximo ao Japão, tanto na costa leste quanto oeste. Na mesma hora, quatro caças Sukhoi Su-35 se aproximaram do Japão. Todos foram interceptados por jatos F-15J das forças de autodefesa do Japão.

Os russos testaram as defesas japonesas em mais de uma frente

Obviamente, os dados variam de acordo com as fontes de informações. Porém, dois fatos chamam a atenção: a presença de nada menos que oito aeronaves, um número muito superior aos corriqueiros casos de interceptações, e também o envolvimento dos caças Su-35S, a versão mais moderna do Flanker.

De longo alcance, há décadas os Tu-95 Bear são interceptados por caças ocidentais

O Su-35S se destaca visualmente por ser monoplace, isto é, leve apenas um piloto e contar com motores de empuxo vetorado. Os refinamentos tecnológicos da versão fazem o caça ser classificado como de geração 4++, sendo atualmente a linha de frente da aviação de caça russa.

O Su-35S é equipado com um radar passivo de varredura eletrônica Irbis-E, capaz de acompanhar até 30 alvos simultaneamente e detectar aeronaves a quase 400 km de distância. Já o sistema de busca ótica OLS-35 pode ser capaz de confirmar a presença de um jato inimigo a quase 100 km de distância, de forma passiva.

Em tese, os Su-35 são muito mais capazes que os F-15J, da década de 80

Já os F-15 japoneses estão em serviço desde 1981. Passaram por algumas modernizações, como a adoção de um novo radar e de mísseis AiM-120 AMRAAM. Uma nova modernização, realizada nesta década, envolveu a adoção de sensores de mira montados em capacetes, radar de abertura sintética e datalink, porém somente dez unidades foram modificadas.

Atualmente, há 155 F-15J e 45 F-15DJ em serviço. O Japão aponta o caça invisível de 5º geração F-35 Lightining II como a grande aposta para a defesa aérea nos próximos anos.

Garanta já a sua Edição 114 de ASAS!

Promoção Fim de Ano!

Novidade! Assine ASAS também na Versão Digital!

Parceiros