AVIAÇÃO MILITAR & DEFESA

FAB e Exército destroem pista clandestina na Amazônia

Destruição de pista na Amazõnia. Foto: FAB

A Força Aérea Brasileira (FAB) e o Exército destruíram uma pista clandestina nas proximidades do Rio Catrimani, na Terra Indígena Yanomami (TIY), em Roraima, a mais de 250 km de Boa Vista (RR). O objetivo da operação foi a inutilização de pista clandestina utilizada pelos garimpeiros para transporte de pessoas, mercadorias e equipamentos relacionados à mineração ilegal na região.

Foram usados explosivos para assegurar a destruição de toda a pista. Os militares do Exército foram transportados até o local a bordo de um H-60 Black Hawk da FAB. Além das preocupações com o material para destruir a pista, houve cautelas em termos da segurança da equipe e da aeronave.

Militar do Exército em cratera aberta na pista clandestina

A operação de combate ao garimpo clandestino acontece em diversas frentes, dentro e fora da TIY. O objetivo central é desmantelar a infraestrutura que sustenta a mineração ilícita e proteger as comunidades indígenas afetadas por essas atividades. Trata-se de uma ação conjunta entre órgãos de Segurança Pública, Agências e Forças Armadas, em coordenação com a Casa de Governo de Roraima.

PRÉ VENDA! NOVA EDIÇÃO DA ASAS

APROVEITE AS PROMOÇÕES ATÉ O DIA31/01!

Carrinho