AVIAÇÃO MILITAR & DEFESA

FAB encomenda terceiro C-295 SAR

image_pdfimage_print

O Brasil encomendou mais uma aeronave Airbus C-295 de busca e salvamento (SAR) que, eventualmente, elevará a 15 o número total de C-295 em serviço pela Força Aérea Brasileira (FAB).
Esse pedido constitui a reafirmação de uma opção inserida em um contrato anterior de 2014. A encomenda foi assinada no final do ano passado e, portanto, será incorporada à carteira de pedidos de 2017. As três aeronaves SAR servirão ao lado de 12 C-295 configurados para transporte que já foram entregues.

O primeiro dos três aviões SAR foi entregue no ano passado e realizou um tour muito bem-sucedido de cinco semanas por quatro continentes antes de chegar ao Brasil. A aeronave demonstrou sua habilidade de patrulha marítima e recursos de busca e salvamento em uma ampla gama de ambientes, tendo registrado 100% de disponibilidade durante o tour.

O SC-105 possui um sensor eletro-óptico/infravermelho (EO/IR) FLIR e equipamentos de missão interno para operações diárias e noturnas sobre terra e mar.
Seu principal sensor é o radar de busca de superfície Elta EL/M-2022A (V) 3 montado no nariz da aeronave permite que a equipe busque 360 ​​km, enquanto as comunicações via satélite permitem uma maior coordenação com outras plataformas bem como outras aeronaves centros de coordenação de buscas. Além disso, a plataforma é capaz de lançar equipamentos de emergência, como balsas salva-vidas ou suprimentos, e pode ser reconfigurado para evacuação aero médica, transporte de carga/pessoal e outras missões militares.

O segundo FAB C-295 SAR será entregue em 2019 e o terceiro em 2020.

Mais de 200 aeronaves C-295 já foram encomendados por 26 países. Na região da América Latina, mais de 100 aeronaves de transporte militar da Airbus estão em operação.

Sobre o autor

Rafael Rinaldi

Comentar

Clique aqui para comentar

Garanta já a sua Edição 114 de ASAS!

Promoção Fim de Ano!

Novidade! Assine ASAS também na Versão Digital!

Parceiros