AVIAÇÃO MILITAR & DEFESA

FAB estreia sistema digital do KC-390 para lançamento de cargas

Foto: Samuel Figueira - Força Aérea Brasileira

A frota de KC-390 Millennium da Força Aérea Brasileira fez hoje (27 de abril) o primeiro lançamento de carga pesada por extração. Mais que a atividade de lançar uma carga de 1,5 tonelada, a missão também envolveu o uso do CCDP.

Sigla, em inglês, para Continuously Computed Drop Point, ou Ponto de Queda Calculado Continuamente, o sistema calcula automaticamente o ponto ideal de lançamento, resultando em melhor precisão no cumprimento da missão. Na primeira utilização operacional, a carga caiu a 40 metros de alvo, um desempenho considerado positivo pela FAB.

Outra facilidade do KC-390 é um sistema de manuseio e lançamento de carga em voo totalmente automatizado. Isso permite que o trabalho seja realizado por um único mestre de carga, além de haver ganho de segurança e de consciência situacional.

Foto: Força Aérea Brasileira

A missão teve duas peculiaridades a mais. Com aeronaves KC-390 sediadas em duas bases aéreas – Anápolis e Galeão – a FAB preferiu realizar a missão a partir de Campo Grande (MS). A segunda é que participaram militares dos dois esquadrões – Zeus e Gordo, uma decisão para ampliar as capacidades operacionais dos dois esquadrões ao mesmo tempo.

Após o voo, o Chefe da Seção de Operações do Esquadrão Zeus, Major Daniel Souza, descreveu a importância deste momento para a Força. “A incorporação deste método de lançamento de cargas no KC-390 representa mais uma capacidade para cumprir a Ação de Ressuprimento Aéreo da FAB, ampliando nossos horizontes para atuar nos mais diversos cenários”, afirmou.

NOVA EDIÇÃO!ASSINE A ASAS E GANHE UM ALBUM DE FIGURINHAS: AVIÕES DE GUERRA

Carrinho