AVIAÇÃO MILITAR & DEFESA

FAB testa KC-390 para missões de busca e salvamento

Observador SAR em janela de um KC-390. Foto: Força Aérea Brasileira

A multifuncionalidade do KC-390 Millenium ganha destaque na FAB. Entre 15 e 30 de agosto, uma aeronave foi usada a partir da Base Aérea de Florianópolis em um treinamento para missões de busca e salvamento. A tecnologia de bordo fez a diferença, apresentando um salto operacional frente à época dos C-130 Hércules.

A principal diferença é a disponibilidade de um pod eletro-óptico que permite a captação de imagens termais e designação laser para auxílio nos salvamentos. O avião também conta com radar de busca e, mantendo a capacidade de aeronaves de geração anterior, também conta com quatro janelas laterais para a busca visual.

KC-390 leva janelas removíveis utilizadas apenas para missões SAR. Foto: Força Aérea Brasileira

Uma característica do KC-390 para a missão de busca e salvamento é o uso de janelas removíveis para a tarefa. Se um KC-390 decola com esse objetivo, a aeronave vai equipada com as janelas do tipo “bolha”, que permitem uma melhor visualização, mas aumentam o arrasto aerodinâmico. Depois, com janelas tradicionais, o avião pode voltar a cumprir outras missões sem alteração no desempenho.

Outras facilidades do KC-390 também ajudam na missão de busca e salvamento. É o caso dos sistemas de comunicação e de navegação, muito mais avançados que os anteriormente disponíveis nos C-130. O conforto dado aos tripulantes também representa um ganho operacional. Por fim, em caso de necessidade, o avião pode ser reabastecido em voo, multiplicando a autonomia.

Sobre o autor

Humberto Leite

Comentar

Clique aqui para comentar

PRÉ VENDA! NOVA EDIÇÃO

Carrinho