AVIAÇÃO MILITAR & DEFESA

FAB usa até avião de transporte VIP na missão de apoio ao RS

Distribuídos ao Grupo de Transporte Especial (GTE), com sede na Base Aérea de Brasília, os jatos VC-99 da Força Aérea Brasileira (FAB) têm como missão principal o transporte de autoridades, mais notadamente ministros, presidentes da Câmara, Senado e Superior Tribunal Federal, além dos comandantes das forças armadas. Porém, no contexto da missão de apoio à população do Rio Grande do Sul, uma dessas aeronaves foi utilizada para salvar uma vida.

Um paciente de 50 anos foi levado de Pelotas (RS) para Vitória (ES), em uma missão com o apoio de transporte terrestre do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e uso da Unidade de Terapia Intensiva Aérea da FAB, no último dia 30 de maio. “Fizemos uma missão extremamente delicada, [com]  um paciente grave com ventilação mecânica. Entregamos ele nos braços dos familiares e isso foi extremamente gratificante”, declarou a Chefe da UTI Aérea, Capitão Médica Marielhe Maciel Lopes.

O Comandante da Aeronave, Major Aviador Breno Alessandro Almeida de Souza, comentou os detalhes dessa importante operação. “A missão de UTI aérea, em minha opinião, é uma das mais nobres realizadas pela FAB, especialmente pelo Grupo de Transporte Especial, pois estamos contribuindo para salvar vidas. Sempre que retorno de uma missão desse tipo, o sentimento é de dever cumprido, sabendo que pude, mesmo que minimamente, ajudar o próximo a lutar pela vida, o que me enche de orgulho como pessoa e como profissional”, expressou.

Desde o dia 30 de abril a FAB atua em diversas frentes no apoio às vítimas da enchente no Rio Grande do Sul. As mais de 20 aeronaves e mais de 2,7 mil militares envolvidos diretamente já realizaram o resgate de 2.176 pessoas e 243 pets, transporte de 918 toneladas de carga e 5,3 mil pessoal de apoio, 91 evacuações aeromédicas e transporte de 1,2 tonelada de material de apoio.

NOVA EDIÇÃO!ASSINE A ASAS E GANHE UM ALBUM DE FIGURINHAS: AVIÕES DE GUERRA

Carrinho