AVIAÇÃO COMERCIAL & PRIVADA

Fernando de Noronha volta a receber operações com jatos

Aeroporto de Fernando de Noronha. Foto: Dix Aeroportos

O Aeroporto de Fernando de Noronha (PE) voltará a receber aeronaves a jato a partir de hoje. A autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) ocorreu depois de o governo de Pernambuco e a concessionária responsável pelo aeródromo terem iniciado as obras para garantir segurança na pista de pouso e decolagem.

Desde outubro de 2022, o aeroporto não podia receber aviões a jato por questões de segurança. O problema era o risco de aspiração de detritos da pista de pouso e decolagem, colocando em risco as operações. O aeródromo seguiu liberado para aeronaves equipadas com outros motores, como os turboélices.

Agora, as intervenções já realizadas na fase inicial da obra permitiram que a agência revogasse provisoriamente a proibição. Houve a requalificação de uma faixa central de 18 metros de largura ao longo de toda a extensão da pista de pouso e decolagem, bem como a recomposição provisória da sinalização horizontal, que permite o retorno com segurança das operações de aeronaves a jato.

Mesmo assim, a liberação parcial das operações de aeronaves a jato em Noronha está condicionada ao cumprimento de medidas por parte da entidade responsável pela administração do aeroporto e das companhias aéreas. A recuperação completa da pista de pouso e decolagem do Aeroporto de Fernando de Noronha seguirá até o fim do ano.

A volta das aeronaves a jato a Fernando de Noronha se tornou urgente devido à suspensão das atividades da companhia aérea Voepass, no último dia 10. A Anac suspendeu, em caráter cautelar, as operações aéreas da companhia, formada pela Passaredo Transportes Aéreos e pela Map Linhas Aérea, por violação das normas de segurança. Com aeronaves de menor porte, atendia ao arquipélago e a outros 14 destinos com voos comerciais, além de duas localidades que eram atendidas com contratos de fretamento.

Na última semana, a empresa Latam Airlines Brasil teve autorização da Anac para operar, em caráter emergencial, em Fernando de Noronha (PE), para transportar passageiros da Voepass que adquiriram passagens para o arquipélago.

A partir disso, a Latam voou na quarta-feira (12) e quinta-feira (13) na rota Recife-Fernando de Noronha a bordo de aeronaves Airbus A319. Turistas e moradores enfrentavam problemas para deixar a ilha depois que a Anac suspendeu os voos da Voepass.

(Com informações da Agência Brasil)

NOVA EDIÇÃO DA ASAS

Carrinho