AVIAÇÃO MILITAR & DEFESA

Forças Armadas ampliam missão no Rio Grande do Sul

Foto: Força Aérea Brasileira

Ao longo deste fim de semana, as Forças Armadas ampliaram para mais de dois militares diretamente envolvidos no apoio aos moradores do Rio Grande do Sul. Na sexta-feira, a atuação já ocorria em 25 municípios, com mais de 30 aeronaves, 98 embarcações e 70 viaturas envolvidas. Todos estes números já cresceram: o efetivo dobrou em poucos dias. 

No fim de semana, um avião KC-390 Millennium da Força Aérea Brasileira levou a estrutura do Hospital de Campanha (HCAMP) do Exército Brasileiro, para Lajeado (RS). A FAB também iniciou o transporte de toneladas de doações coletadas em outros estados brasileiros. Na manhã desta segunda, um KC-30 levou dez toneladas de mantimentos do Rio de Janeiro ao Rio Grande do Sul. Já são mais de 30t levadas em aviões da Força Aérea Brasileira.

Foto: Exército Brasileiro

As Forças Armadas atuam em apoio à Defesa Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e outras organizações do Rio Grande do Sul. Helicópteros fazem transporte de contingentes estaduais. De forma direta, os militares da Marinha, Exército e Força Aérea realizam missões como resgate de pessoas ilhadas, além de evacuações aeromédicas – já eram mais de cem na sexta-feira. Também incluem distribuição de água, alimentos e donativos, e auxílio na recuperação da infraestrutura danificada.

A Força Aérea Brasileira acionou, inclusive, um drone RQ-900 para o auxílio à missão. A aeronave é utilizada para localizar pessoas isoladas ou ilhadas. As informações são passadas imediatamente às forças de salvamento. 

NOVA EDIÇÃO!ASSINE A ASAS E GANHE UM ALBUM DE FIGURINHAS: AVIÕES DE GUERRA

Carrinho