AVIAÇÃO COMERCIAL & PRIVADA

Governo atua contra assédio na aviação

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) realizaram nesta quarta-feira, 21 de maio, o evento “Assédio Não Decola”, com o lançamento do Guia de Combate ao Assédio e à Importunação Sexual na Aviação Civil. A iniciativa tem por objetivo principal conscientizar, prevenir e orientar companhias aéreas, trabalhadores do setor e passageiros sobre como agir diante de situações de assédio e violência sexual.

“O guia de combate ao assédio traz a possibilidade de um ambiente mais amigável para que as mulheres se sintam mais confortáveis em trabalhar em setores mais masculinos”, afirmou a secretária-executiva do MPOR, Mariana Pescatori.

No lançamento, MPOR e ANAC homenagearam mulheres que ocupam cargos de destaque na aviação como Tatiane Viana, head de Assuntos Regulatórios da LATAM. Há 27 anos no setor aéreo, ela ressaltou a importância da iniciativa para promover um ambiente seguro para usuárias e profissionais que atuam na aviação. “A indústria da aviação possui um ambiente masculino, e ações como o lançamento do guia e o reconhecimento às profissionais que ocupam cargos de liderança contribuem para inspirar outras mulheres a ingressar no setor aéreo e não apenas nas carreiras administrativas, mas também operacionais”, afirmou.

Diretora de Operações Aeroportuárias da GOL, Ana Cristina Souza defendeu a diversidade na aviação. “Quando ampliamos a presença das mulheres, trazemos diversidade e diferentes opiniões para um setor estratégico para o país. A indústria da aviação só cresce com a participação de mais mulheres.”

“O dia de hoje será marcado como um incentivo para as mulheres que desejam desenvolver uma trajetória profissionais na aviação”, acrescentou Bianca Penelas, diretora do Centro de Controle de Operações da AZUL.

Asas para Todos

O guia integra as ações do programa Asas para Todos, sendo um dos principais objetivos reforçar e promover a inclusão da presença feminina no setor aéreo brasileiro. O Asas Para Todos é voltado à promoção da diversidade, equidade e inclusão no setor aéreo.

Por meio do programa, a Agência busca criar um ambiente mais seguro, acessível e respeitoso para todos os passageiros e profissionais da aviação civil, reforçando o compromisso institucional com a defesa dos direitos humanos e o enfrentamento de todas as formas de discriminação e violência.

O evento de lançamento do guia reuniu autoridades do setor aéreo e do Governo Federal, representantes de aeroportos, companhias aéreas, associações e profissionais do setor para debater boas práticas e estratégias de enfrentamento. O guia traz orientações para atuar diante de situações de assédio e importunação sexual no ambiente da aviação civil brasileira.

Entre os principais pontos abordados no guia estão: a definição dos conceitos de assédio e importunação sexual no contexto da aviação; orientações sobre como proceder em casos de denúncia; boas práticas para prevenção e acolhimento das vítimas; além de recomendações específicas para empresas aéreas, funcionários de aeroportos e agentes públicos.

A campanha “Assédio Não Decola” terá continuidade com ações educativas em aeroportos de todo o país. Estão previstas a distribuição de materiais informativos, treinamentos com equipes de solo e tripulação, além da divulgação de canais seguros para denúncia.

O guia completo está disponível para download.

NOVA EDIÇÃO DA ASAS

Carrinho