AVIAÇÃO MILITAR & DEFESA

Governo quer novos helicópteros para as Forças Armadas em 2021

H130 realiza remoção de paciente. Foto: Jerome Deulin©Airbus
image_pdfimage_print

O Governo Federal quer adquirir novos helicópteros para as forças armadas já em 2021. O chamado Projeto TH-X consta no Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) apresentado no dia 31 de agosto ao Congresso Nacional. Descrito como uma iniciativa para a “aquisição de helicópteros leves”, o TH-X está vinculado diretamente ao Ministério da Defesa, sem estar especificamente ligado à Força Aérea, à Marinha ou ao Exército.

Hoje, tanto a Força Aérea quanto o Exército e a Marinha contam com helicópteros leves Esquilo, sendo que este modelo é utilizado como treinadores no Exército e na Força Aérea. A Marinha também com os IH-6 Jet Ranger. As aeronaves já têm mais de 30 anos de uso. Os atuais fabricantes oferecem como modelos da mesma categoria o Leonardo AW119, o Bell 407GXi e os Airbus H125, H130 e H135.

No Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) também são solicitados recursos para o projeto H-XBR (helicópteros H-36 Caracal, UH-15 Super Cougar e HM-4 Jaguar), para o F-39 Gripen, para o KC-390 e para a continuidade da modernização dos caças A-1 AMX. Também foram previstos recursos para os projetos de “Implantação do Sistema de Aviação do Exército” e para sistemas de artilharia antiaérea para o Exército, entre outros projetos, como os blindados Guarani, os navio-patrulha Macaé, defesa cibernética e o desenvolvimento do míssil antinavio.

Encaminhado ao Congresso Nacional, onde ainda pode ser modificado, o PLOA apresenta o plano do governo para os gastos no próximo ano, já tendo sido aprovados pela equipe econômica.

Foto: Cabo André Feitosa / Força Aérea Brasileria

Visite a loja da Editora Rota Cultural e veja nosso acervo de
livros, edições da revista ASAS e produtos ligados à aviação!

Garanta já a sua Edição 114 de ASAS!

Promoção Fim de Ano!

Novidade! Assine ASAS também na Versão Digital!

Parceiros