AVIAÇÃO MILITAR & DEFESA

Brasil treina força de prontidão e tropas especiais na fronteira Oeste

Foto: Força Aérea Brasileira
image_pdfimage_print

Certificado como Força de Prontidão (FORPRON) do Exército Brasileiro, o 26º Batalhão de Infantaria Pára-quedista realizou no fim de agosto um exercício com aeronaves C-105 Amazonas e C-95 Bandeirante da Força Aérea Brasileira. Os saltos aconteceram próximos à cidade de Campo Grande (MS).

Foto: Exército Brasileiro

O exercício teve como objetivo principal capacitar o Batalhão em operações convencionais para a defesa da faixa de fronteira. Durante o treinamento, além do salto, a tropa se organizou em solo e realizou uma marcha para o combate, seguida de um ataque simulado com a finalidade de estabelecer a conquista e a manutenção de uma área.

No encerramento da operação, os paraquedistas se uniram às forças do 20º Regimento de Cavalaria Blindado, que substituiu as tropas no terreno.

Foto: Exército Brasileiro

Forças Especiais

Também partindo da Base Aérea de Campo Grande (MS), no dia 26 de agosto foi realizado um treinamento aeroterrestre envolvendo forças especiais da Marinha do Brasil e da Força Aérea Brasileira. As ações fizeram parte do exercício Tápio, realizado pela FAB na região para se preparar para missões típicas de uma guerra não convencional, como o combate contra guerrilheiros.

Militares do Grupamento de Mergulhadores de Combate (GRUMEC) e do Batalhão de Operações Especiais dos Fuzileiros Navais (Tonelero), da Marinha do Brasil, além de membros do Esquadrão Aeroterrestre de Salvamento (PARA-SAR) da FAB, foram infiltrados em um terreno por meio de salto livre. Em solo, realizaram o Guiamento Aéreo Avançado, quando, em território hostil, indicam para aeronaves de combate alvos a serem destruídos. Depois foi treinada a saída do terreno, com uso de helicóptero.

Foto: Força Aérea Brasileira

Visite a loja da Editora Rota Cultural e veja nosso acervo de
livros, edições da revista ASAS e produtos ligados à aviação!

Sobre o autor

Redação

Comentário

Clique aqui para comentar

Garanta já a sua Edição 114 de ASAS!

Promoção Fim de Ano!

Novidade! Assine ASAS também na Versão Digital!

Parceiros