AVIAÇÃO MILITAR & DEFESA

Gripen avança nos testes com o calor brasileiro

Foto: Saab

A Saab divulgou ter avançado nos testes para qualificar os caças F-39 Gripen para operar no clima brasileiro. Ao longo de cinco dias de fevereiro, uma aeronave operou 32ºC e a 1.100 metros acima do nível do mar com cargas extras. De acordo com a empresa, o sucesso foi total.

A aeronave foi armada com dois mísseis ar-ar guiados por infravermelho de curto alcance Diehl IRIS-T e dois mísseis de longo alcance MBDA Meteor, além de dois tanques de combustível sob as asas, com capacidade de 1.100 litros cada. Não foi divulgado se foram realizados testes com bombas ou outros tipos de armamentos ar-superfície, que pesam mais.

“No total, realizamos 14 missões de 35 minutos cada, 62 pousos e oito reabastecimentos em terra com o motor ligado para ganhar eficiência. Nosso objetivo era criar um cenário em que a aeronave estivesse muito carregada, em um ambiente quente e alto, aproximando-se para o pouso com uma curva aberta e alinhando-se à pista curta pouco antes do pouso”, explicou Jonas Petzén, chefe de testes de voo da Saab.

Foto: Saab

Foi utilizada a aeronave F-39E com matrícula 4100. Esta unidade ainda não foi oficialmente entregue à Força Aérea Brasileira, permanecendo com o Centro de Ensaios em Voo do Gripen (GFTC) no Brasil. Este teste foi realizado a partir a partir da Base Aérea de Anápolis, onde operam os F-39 já entregues.

Os primeiros voos foram feitos sem nenhuma carga externa e, a partir daí, o peso do caça foi aumentado gradativamente, com a colocação de mísseis ar-ar e abastecendo gradualmente os tanques externos. “Já fizemos testes em ambientes quentes, secos e úmidos antes, em Anápolis e Belém, mas com foco em testes ambientais, ou seja, se o Gripen poderia suportar calor e umidade extremos. Agora, verificamos a qualidade do voo e a capacidade de manobra do ponto de vista do piloto”, acrescentou Petzén.

A campanha envolveu aproximadamente 22 pessoas, sendo sete profissionais da Saab e 15 da Embraer, incluindo técnicos, engenheiros de instrumentos de voo, engenheiros de voo, pilotos de teste de voo e gerentes de campanha.

NOVA EDIÇÃO DA ASAS

Carrinho