AVIAÇÃO MILITAR & DEFESA

Gripen, F-35, F-18, Rafale e Typhoon: quem vencerá na Finlândia?!

A Finlândia divulgou detalhes da concorrência para a substituição dos seus caças F-18C/D Hornet. Entre janeiro e fevereiro as seis empresas concorrentes vão enviar suas aeronaves de testes para a base de Tampere/Pirkkala para testes. Cada uma deve passar de uma temporada de seis a dez dias nos testes na seleção batizada de programa “H-X”.

Em 2020 as empresas também devem formatar suas propostas finais. A decisão final deverá ocorrer em 2020. A ideia é substituir os F-18 a partir de 2030. Os 55 caças em serviço entraram foram recebidos entre 1995 e o ano 2000. De acordo com a força aérea da Finlândia, o país tem recursos para operar até 60 jatos de última geração. Os concorrentes serão avaliados de acordo com quatro critérios: capacidade, custo, segurança da cadeia de suprimentos com participação da indústria local e impactos nas políticas de defesa e segurança.

A Finlândia pode adotar caças Eurofighter Typhoon

O F-35 dispara como favorito. Na Europa, o caça tem conseguido vencer seus concorrentes em praticamente todas as seleções. Naquele continente, o Rafale é operado apenas pela França, enquanto o Gripen E, de última geração, também foi selecionado apenas pela Suécia. Na Suíça, o jato escolhido pelo Brasil até venceu uma concorrência, mas foi barrado e pode perder o lugar para o F-35. O Eurofighter Typhoon é utilizado pelos quatro países desenvolvedores: Reino Unido, Alemanha, Espanha e Itália, além da Áustria. E o F-18E Super Hornet não tem usuários no velho continente.

Enquanto isso, na Europa, o F-35 já conquistou Bélgica, Dinamarca, Itália, Noruega, Holanda, Polônia e Reino Unido. Somente a Alemanha parece estar decidida a não operar o caça da Lockheed Martin.

O F-18E/F Super Hornet foi até o momento vendido apenas para a Austrália. A aposta da Boeing é aproveitar a boa experiência que os finlandeses tiveram com o F-18 das versões C e D

Leia também:

Visite a loja da Editora Rota Cultural e veja nosso acervo de livros, edições da revista ASAS e produtos ligados à aviação!

NOVA EDIÇÃO – REVISTA ASAS!!!

NOVA EDIÇÃO – REVISTA ASAS!!!

PROMOÇÃO DE FIM DE ANO

PROMOÇÃO DE FIM DE ANO

PROMOÇÃO ASAS

PROMOÇÃO ASAS

LANÇAMENTO!

LANÇAMENTO!

SAAB

SAAB

Últimas notícias

Parceiro

Fórum ASAS

Carrinho