O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), do Comando da Aeronáutica vai trabalar em em parceria com a Atech, empresa do grupo Embraer, para desenvolver funcionalidades de inteligência artificial para a área de guerra eletrônica. O acordo de cooperação foi assinado hoje, 9 de junho.
A ideia é usar a inteligência artificial para classificação de sinais e ameaças, com técnicas de de-interleaving, visando fortalecer a capacidade de análise e resposta em cenários de defesa. Na prática, sistemas terão maior facilidade e agilidade do uso de suas bibliotecas de ameaças conhecidas ou desconhecidas.
O acordo representa um marco estratégico para a empresa, que se mantém atualizada tecnologicamente e próxima do seu mercado de atuação. A iniciativa também está alinhada com o objetivo de promover a colaboração e parceria da Atech com as Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICT) das Forças Armadas. O projeto abre portas para a expansão das pesquisas com recursos de agências de fomento, visando o desenvolvimento de soluções na área de guerra eletrônica.

“A parceria com o ITA-DCTA representa um passo importante para o avanço tecnológico da Atech no campo da Guerra Eletrônica. A iniciativa reforça o nosso compromisso em liderar projetos de inovação no Brasil, unindo forças com instituições de excelência como o ITA e o DCTA para promover avanços tecnológicos significativos, alinhados às necessidades do mercado”, afirmou o Diretor de Negócios de Defesa da Atech, Giacomo Feres Staniscia.
O Reitor do ITA, Professor Doutor Antonio Guilherme de Arruda Lorenzi, destacou que esta é mais uma parceria relevante para o desenvolvimento nacional. “O ITA possui um longo histórico de atividades estratégicas que envolvem diversos atores externos, como representantes da indústria e do governo. Por meio desta parceria, esperamos seguir contribuindo, com ensino, pesquisa, inovação e extensão, para o fortalecimento das capacidades brasileiras na área de Guerra Eletrônica, impulsionando ainda mais o progresso do país”, afirmou.
Comentar