Com cinco unidades do KC-390 Millenium encomendadas, os Países Baixos terão uma capacidade ampliada para evacuação aeromédica a bordo de suas aeronaves, que serão designadas C-390, sem o indicativo de capacidade de reabastecimento em voo. Nesta terça-feira, a Embraer anunciou a venda de um sistema específico para esse tipo de missão, com opção de outras sete unidades iguais.
Na prática, trata-se de um “mini-hospital” a ser instalado dentro do C-390. A solução apoia o tratamento e transporte de pacientes, incluindo aqueles que necessitam de suporte vital completo. O projeto também permite o transporte de pacientes infectados com patógenos altamente transmissíveis, protegendo a equipe médica e a tripulação.

Todos os componentes do sistema aeromédico são totalmente compatíveis com o Sistema de Manuseio de Carga (CHS) do C-390 e podem ser rapidamente embarcados por meio da rampa traseira da aeronave. Na prática, o avião permanece pronto para cumprir outras missões quando não levar o “mini-hospital”.
Vale lembrar que a compra dos Países Baixos ocorreu de maneira conjunta com a Áustria: cinco para um país e quatro para o segundo.
Comentar