Agora batizado como C-390 Millennial, o jato de transporte da Embraer contará com a ajuda da Boeing para ganhar mercados militares e civis, mas a disputa não vai ser fácil. No dia 15 de novembro, a versão civil da mais nova geração do C-130 Hércules, designada LM-100J, foi aprovada pela autoridade de aviação civil dos Estados Unidos, a Federal Aviation Administration (FAA).
O primeiro usuário do LM-100J deve ser a companhia Pallas Aviation, que a partir de 2020 deve utilizar os cargueiros para serviços nas áreas de petróleo, gás e mineração. A Pallas adquiriu duas aeronaves, mas a Lockheed garante ter mais três encomendas de outros operadores ainda não divulgados. A expectativa é vender até 45 LM-100J para clientes em todo o mundo.

Sem equipamentos militares, o LM-100J carrega 1.400 kg a mais de carga que o C-130J. Por esse motivo, mesmo algumas forças aéreas podem optar pela versão civil, que é baseada no C-130J-30, que utiliza uma célula 4,6 metros mais longa.
Entre 1965 e 1992, a Lockheed Martin fabricou 115 exemplares do L-100, baseado nas versões iniciais do C-130.
Assista ao vídeo sobre a certificação do LM-100J:
- Há 60 anos, FAB fez pouso que marcou polêmica entre as Forças Armadas
- Operação das Forças Armadas gerou prejuízos de R$ 225 milhões ao crime organizado
- Empresa brasileira cria tecnologia para aprimorar segurança nos aeroportos
- Mesmo sem participar do show aéreo, China ganha destaque no Paris Air Show
- Frota global de Super Tucano alcança 600 mil horas de voo