AVIAÇÃO MILITAR & DEFESA

MiG-21 dá adeus na Croácia e se despede da OTAN

Um MiG-21 da Croácia pintado como a bandeira do país. Foto: Chris Lofting

Clássico da aviação de caça na segunda metade do século XX, com mais de 11 mil unidades produzidas, o jato de origem soviética MiG-21 Fishbed já não faz mais parte das forças da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN). Em 30 de novembro, em cerimônia oficial, a Croácia aposentou o modelo, após quase 33 anos de serviço.

Treinamento de MiG-21 da Croácia com caça F-14 da US Navy em 2002. Foto: Dana Potts

O MiG-21 já havia voado pela OTAN com as cores da Romênia, que aposentou o modelo em 2023, República Tcheca, Polônia e Bulgária. Na Europa, a Sérvia, que não faz parte da Aliança, aposentou seus MiG-21 em 2020. Tanto a Sérvia quanto a Croácia aguardam pelo recebimento de caças Dassault Rafale. Já a Romênia adotou jatos F-16 e, futuramente, terá os F-35.

Por enquanto, a Croácia ficará sem defesa aérea própria. Caças JAS-39 Gripen da Hungria e Eurofighter Typhoon da Itália vão se revezar na atividade. Os cinco Rafale monoplaces  dois biplaces já recebidos pelos croatas ficarão restritos às funções de treinamento operacional até o fim de 2025, quando assumem a defesa aérea.

Rafale da Força Aérea da Croácia. Foto: Ministério da Defesa da Croácia

Enquanto isso, o MiG-21 continua em serviço em Angola, Azerbaijão, Cuba, Guiné, Iêmen, Índia, Líbia, Mali, Moçambique, Sudão, Síria, Uganda e, possivelmente, Coreia do Norte.

PRÉ VENDA! NOVA EDIÇÃO DA ASAS

APROVEITE AS PROMOÇÕES ATÉ O DIA31/01!

Carrinho