As Forças Armadas da Rússia anunciaram nesta quinta-feira, 22 de maio, ter destruído com sucesso um sistema de defesa antiaéreo Patriot, fabricado pelos Estados Unidos e utilizado pela Ucrânia. A chave para o sucesso foi o míssil Iskander-M.
De acordo com o comunicado oficial, o ataque com o Iskander-M ocorreu na região de Dnepropetrovsk. O radar AN/MPQ-65, a cabine de controle e dois lançadores do sistema Patriot ficaram completamente destruídos.

O sucesso do ataque chama a atenção porque o Patriot é um dos principais sistemas antiaéreos ocidentais, sendo, supostamente, capaz de fazer frente a todos os tipos de alvos. A Força Aérea da Ucrânia passou a utilizar o sistema após o início da guerra contra a Rússia, tendo recebido baterias dos Estados Unidos, Alemanha e Grécia.
Já o Iskander-M é uma versão do sistema Iskander com mísseis 9M723, com alcance de pelo menos 400 km. Com velocidade entre Mach 6 e Mach 7, o Iskander realiza manobras de alto desempenho na fase final de voo, tornando difícil as tentativas de interceptação, mesmo chegando a até 50 km de altitude.
Comentar