A Visiona, joint-venture entre a Embraer e a Telebras, apresentou as primeiras imagens coletadas pelo VCUB1, primeiro satélite de alto desempenho projetado pela indústria nacional. Na prática, o marco operacional indica a conclusão da fase avaliativa da satélite, que entra oficialmente em vida operativa.
As primeiras imagens divulgadas mostram as cidades de Brasília, São Paulo, Manaus, Mossoró e Barbacena. O VCUB1 pode ser utilizado para questões que são centrais ao País, como a proteção ambiental, a resposta a desastres naturais, o combate às queimadas ou ainda o desenvolvimento da agricultura.
Pesando apenas 12 kg, o VCUB1 está equipado com uma câmera de alta resolução e com um avançado sistema de comunicações. O VCUB1 também é o primeiro satélite com software embarcado 100% desenvolvido no Brasil, o que se traduz na autonomia completa no projeto.
Após o lançamento, em 2023, o primeiro ano da vida do satélite foi dedicado ao desenvolvimento e amadurecimento de sistemas. Após esse período, passou-se à calibração da sofisticada câmera para que as primeiras imagens fossem coletadas e divulgadas.
Comentar